16 de set. de 2014

Exemplo de Superação e Força de Vontade, Quando se quer mudar tudo é possível


                           Passei por um processo de Emagrecimento que mudou totalmente minha vida, a exatamente Um ano, 23/09/2013, foi algo libertador para minha vida a participação no Além do Peso 1º Temporada, hoje mantenho minha vida saudável, mas tive o prazer de conhecer pessoa que assim como eu mudaram de vida, buscando a qualidade de vida e Superação,
                           Aqui esta a Historia de Paulo Roberto , 33 anos de Cubatão que mudou sua vida em busca de qualidade de vida e Saúde..... 



Essa Foto é do aniversário de 30 anos em 2011, quando tinha 110 kg.




MEU EMAGRECIMENTO

         O ano era 2013... Passava por muitos tormentos emocionais, tais como solidão, estresse, tristeza, infelicidade e falta de confiança em mim mesmo.
         De uma coisa eu já tinha certeza: queria estar bem de saúde, principalmente estar bem na aparência. Era difícil ir às lojas fazer compras e saber que não tinham roupas descoladas para vender no meu tamanho. E eu já havia começado dois anos antes a me cuidar. Isso foi a partir de um diagnóstico do médico, quando ele me passou uns medicamentos para hemorroidas. Ele me avisou que eu precisava praticar atividades físicas e consumir alimentos mais saudáveis. Depois disso, eu comecei a correr atrás de uma academia próxima à minha casa, até que encontrei e comecei a frequentá-la. Isso foi em 22 de junho de 2011.
         Ao me matricular, pesei-me na balança da academia e esta registrou 110 kg. Fazia muito tempo que eu não me pesava e nem imaginava que tivesse chegado aquele peso em tão pouco tempo, sendo que minha última vez que havia pesado, eu nem estava perto dos 90 kg. Foi muito em pouco tempo.
         Tentei, ao mesmo tempo que frequentava a academia, mudar minha alimentação. Como não tinha nutricionista em minha cidade e não queria ter que procurar uma em cidades vizinhas, decidi mudar minha alimentação por conta própria, porém seguindo algumas dicas alimentares que encontrava na internet. Aliás, a internet foi fundamental na minha história.
         Comecei a consumir pão integral, iogurtes, adoçante, mas não mudei minha alimentação nos outros grupos alimentares nem incluí novos alimentos à minha rotina, como as frutas.
         Mesmo assim, aliando atividade física a essa rotina alimentar, que não era a ideal, consegui emagrecer 19 kg em um ano. Em junho de 2012 já estava com 91 kg. Porém, essa foi uma época em que comecei a passar estresse no trabalho e, justamente nas minhas férias, fiquei afastado por 15 dias da academia por conta de uma lesão no joelho.
         Resultado: juntou o estresse à irritação por não poder realizar as atividades físicas como antes, passei a comer mais e comecei a boicotar a academia, faltando alguns dias.
         Para piorar de vez a situação, em fevereiro de 2013 minha cidade foi atingida por uma grande enchente que não acontecia há 40 anos. Minha casa foi uma das muitas atingidas pela enchente, porém não perdemos muitas coisas, mas só o estresse e o medo de acontecer aquilo de novo, foi suficiente para me desestabilizar mais ainda.
         Naquele mês eu comecei a trabalhar de manhã, sendo que sempre tinha trabalhado à tarde, então tive que trocar o horário da academia. Porém a instrutora do período da tarde não dava nenhuma atenção a mim e acabei me sentindo bem deslocado lá. Para me deixar ainda mais estressado e chateado, a instrutora parecia que ficava rindo de mim enquanto conversava com as "amiguinhas" que frequentavam a academia naquele mesmo horário, além de eu me sentir mais envergonhado ainda por causa da rapaziada que aparecia lá sempre se exibindo.
         O resultado disso tudo não poderia ser diferente: desisti de tudo!
         Eu já havia engordado uns 4 kg mesmo, então já estava jogando todo meu esforço de quase 2 anos para o ralo! Saí de 110 para 91, depois fui para 95 até maio de 2013, quando eu desisti da academia. Para ter desculpa para não ir à academia mais, eu acabei aceitando mais aulas no período da tarde. Engraçado que o destino é implacável, pois eu só havia pensado nisso e poucos dias depois apareceram aulas no período da tarde. Passei então a trabalhar de manhã e à tarde e à noite não dava para ir por causa do meu horário de descanso, afinal eu merecia, já que havia trabalhado o dia inteiro. Cheguei a cobrir uma licença à noite em setembro daquele ano, mas foi um desafio que não me proponho mais a enfrentar. XD
         Foram passando os meses, fui ficando cada vez mais depressivo, chateado, triste, envergonhado, escondia-me em minha tristeza recusando quaisquer convites que me faziam.
         No final daquele ano a escola da tarde promoveu uma confraternização entre os funcionários. Eu até cheguei a pagar para ir a essa confraternização, mas no final das contas acabei recusando, pois me sentia perdido no meio daqueles colegas que já estavam entrosados e se conheciam há um certo tempo.
         A escola que trabalhei de manhã já era mais fácil pois já estava lá há mais de dois anos, então conhecia as pessoas que lá trabalhavam e acabei participando da confraternização desta, que era um almoço na própria escola.
         A condição da escola da tarde para quem não fosse participar da confraternização era cumprir o horário na escola e depois ir embora. Foi o que fiz. Aliás, este dia foi muito importante pra mim!
         Neste dia, uma outra colega que não pôde participar da confraternização foi cumprir o horário dela, que era de manhã, à tarde. Ela foi quem abriu meus olhos!
         Eu estava na sala dos professores bem triste, cabisbaixo, com meu 3DS jogando para passar o tempo, quando ela entrou.
         Ela percebeu que eu estava bem triste então ela decidiu contar a história dela pra mim. Ela foi obesa por algum tempo e então ela decidiu começar a reeducar-se na alimentação e a praticar atividades físicas e, depois de algum tempo, já havia emagrecido tudo que ela queria. Ela estava bem. Dava para notar.
         Pode até ser que a história dela não seja verdade, mas o fato é que ela conseguiu me atingir em cheio. Ela praticamente me obrigou a cuidar mais de mim e me propôs uma coisa: voltar lá um ano depois mais magro e com um carro novo.
         Saí dali e fiquei pensando no que ela me disse e decidi partir para o ataque.
         Como falei no começo do texto, desde a primeira vez que comecei a procurar dieta por conta própria, eu sempre via as dicas de alimentação pela internet. Um site que eu sempre visitava era o "Minha Vida". Nele são apresentadas dicas de saúde e qualidade de vida. Nessa página eu sempre via um banner de propaganda de um site parceiro chamado "Dieta e Saúde". Isso já desde 2011.
         Foi então que eu decidi entrar no "Dieta e Saúde" e fiz uma avaliação de peso gratuita. Queria saber quanto tempo eu precisava seguir o programa nutricional desse site para eliminar os quilos extras. Só que, como eu não sabia meu peso, eu adiei essa avaliação para depois de matricular-me na academia.
         Ali era em meados de dezembro, então não decidi começar a academia naquela época, pois estava perto do Natal e do Ano Novo. Então só vi o valor da mensalidade e decidi voltar após o Ano Novo.
         Foi então que em 3 de janeiro voltei à academia e me matriculei. Eles me pesaram para preencher meu prontuário e lá marcava 100,5 kg. Ou seja, engordei quase 9 kg desde junho de 2012, quando cheguei ao meu menor peso em anos.
         Naquele dia eu fiz a tal avaliação de peso no site "Dieta e Saúde" e descobri que levaria cerca de 7 meses para eliminar os 25 kg que eu almejava. Queria, inicialmente, chegar aos 75 kg. Esse não era meu peso ideal se comparar com a altura, mas com a falta de confiança em mim, eu decidi colocar uma meta que eu não acreditava chegar para me desafiar mais ainda, além de ser um peso que eu nunca havia estado desde criança.
         Comecei então no dia 5 de janeiro oficialmente no "Dieta e Saúde". A dieta indicada por eles era a dos pontos e incluía, entre outras coisas, chat com nutricionistas, reuniões online ao vivo com as nutricionistas do programa, recursos de rede social como álbum de fotos, blog, lista de amigos. Era um site bem completo. Foi a partir daí que comecei a aprender o valor real da alimentação e a seguir as orientações corretamente.
         Na academia comecei oficialmente no dia 6 de janeiro, segunda-feira. Para a minha surpresa a esposa do dono da academia era uma colega de faculdade e a instrutora do horário que eu ia, que era o vespertino de novo, era justamente a mesma da outra academia. Provavelmente ela foi demitida da outra e conseguiu emprego nessa. Que "sorte" minha, não é? Mas não me deixei abalar por isso. Fui lá, enfrentei a situação e passei a me importar menos com ela e com os outros. Aliás, comecei a exigir mais atenção dessa instrutora, ainda mais conhecendo a esposa do dono.
         Os dias foram passando, semanas, fui emagrecendo, até que em 19 de maio, segunda-feira, eu me pesei e para a minha grande felicidade, havia chegado aos meus tão almejados 75 kg! Imagine qual foi a minha felicidade ao ver que eu tinha conseguido vencer.
         Agora, a tristeza, depressão e outros sentimentos que me faziam mal haviam acabado? Não. Você deve estar se perguntando "por que não?" e explico o motivo. Eu era assim porque eu era sozinho, não tinha amigos para contar nos momentos bons e ruins e, mesmo depois de emagrecer, continuei assim, sozinho.
         A solidão era mais presencial do que virtual, até porque eu tinha alguns amigos virtuais que me ajudaram a enfrentar esse processo com menos traumas. E estes amigos foram companheiros de luta dentro do "Dieta e Saúde". Devo tudo que conquistei às dicas deles e a todas as palavras de motivação que eles me passaram ao longo dos meses de Reeducação Alimentar.


Processo de Emagrecimento Dezembro de 2013 a Junho de 2014


         Outra pessoa que, indiretamente, me ajudou muito nesse processo foi uma ex-obesa famosa chamada Petê Camargo. Ela sempre me motivou muito com seus vídeos e com suas palavras de incentivo. Devo muito a ela também. E também devo muito aos exemplos dados na televisão pelo reality "Além do Peso". Aliás, eu cheguei a me inscrever para a segunda temporada desse reality que aconteceu no primeiro semestre de 2014, mas não fui chamado. Porém eu decidi que emagreceria junto dos participantes dessa temporada que não entrei e consegui! Apesar que eu teria sido eliminado no terceiro ou quarto mês de reality.
         O importante é que consegui vencer. Depois de chegar à minha meta, eu ainda continuei emagrecendo e hoje, no momento da produção desse texto, em setembro de 2014, estou com 64 kg. Agora estou tentando recuperar uns 2 kg para chegar ao meu peso ideal de verdade. Continuo no "Dieta e Saúde", continuo na academia e agora tenho nutricionista presencial. Falta ainda um psicólogo e comprar um carro novo.
         Infelizmente o carro não conseguirei comprar este ano, mas quem sabe no ano que vem?
         No momento só tenho a agradecer, principalmente a Deus por me dar uma nova oportunidade.


Paulo Roberto Lopes Moreira, 33 anos - Cubatão/SP


Foto do aniversário de 33 anos este ano 2014 , em julho, com 65 kg










Nenhum comentário:

Postar um comentário